Já todos percebemos: não se compra um produto ou um serviço; compra-se uma boa experiência. E o evento é, sem dúvida, a melhor forma de proporcionar essa experiência ao nosso público.
Num evento, o relacionamento entre a marca e o seu consumidor é estimulado. A presença (literal ou online) do consumidor no evento faz dele uma espécie de “embaixador da marca”: “eu estive lá e experimentei!”
O que é o Branding?
De acordo com o especialista em Marketing Neil Patel, o Branding é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações que têm por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.
Essas ações devem ser planificadas, contínuas e consistentes. Uma delas pode passar pela organização de um evento e é, precisamente, essa a temática que vamos hoje abordar.
Antes do Evento...
Tal como em qualquer outra ação de Marketing, antes de levar a cabo um evento é importante definir:
- Os seus objetivos;
- O público-alvo;
- O tipo de evento mais adequado aos objetivos e ao público.
O evento a organizar deve ser consentâneo com o perfil da marca, com a sua identidade e, obviamente, com o público-alvo.
As Vantagens dos Eventos para o Branding
São múltiplas as vantagens de organizar um evento em prol de uma marca. Selecionámos as que estimamos mais pertinentes:
- É a melhor maneira de melhorar a imagem da marca e da empresa. O evento dá mais visibilidade à marca e, por conseguinte, mais notoriedade.
- É uma forma de se distinguir da concorrência. Ao produzir eventos melhores, mais originais e disruptivos, estamos a distanciar-nos das empresas concorrentes.
- Os eventos são excelentes para divulgar o lançamento de um novo produto ou serviço, como se de uma efeméride se tratasse.
- De igual forma, um evento comemorativo - de um aniversário empresarial, por exemplo – é um modo eficaz de atrair as atenções para a marca, para a sua longevidade e progressividade.
- Por conseguinte, um evento é um produto que se trabalha muito bem nas redes sociais, trazendo ainda mais visibilidade e exponenciando os resultados pretendidos.
- É a ocasião de proporcionar um momento diferente e agradável aos colaboradores da empresa, reforçando o espírito de equipa e o espírito de corpo.
Os Riscos
Se é certo que um evento bem sucedido acaba sempre por ter repercussões muito positivas, com um alcance que extravasa o número de participantes, um evento precipitado e mal organizado, por sua vez, tem o resultado proporcionalmente oposto…
Assim, quando é a nossa marca que está em jogo, recomendamos sempre o recurso a profissionais. A uma equipa que possa, transversalmente, assegurar o sucesso dessa ação de Marketing.
Conclusões
De acordo com o Journal of Advertising Research, são sobretudo as marcas mais jovens que beneficiam dos eventos para estimular as suas vendas.
Na Supreme Stage acreditamos que, consoante o público-alvo identificado, a organização de um evento pode – se este for corretamente planificado – beneficiar qualquer marca.
Marque uma reunião com a nossa equipa: tudo faremos para projetar consigo um evento memorável que alavancará a sua marca!