Quando falamos do futuro dos eventos, é impossível não mencionar os efeitos da pandemia, que obrigou uma reinvenção deste setor que foi um dos mais afetados a nível mundial. Finalmente, já começamos a ver uma luz ao fundo do túnel com o tão esperado desconfinamento e pouco a pouco o regresso dos eventos presenciais, mas daqui para a frente como serão os eventos? Uma coisa é certa- continuará a ser um processo de constante adaptação e aprendizagem.
O que aconteceu ao setor durante a pandemia?
Durante a pandemia o setor dos eventos, principalmente no que toca aos eventos culturais e musicais, esteve totalmente estagnado. Com a extinção dos eventos musicais ao vivo (concertos) e com os bares e discotecas fechados, a única solução à vista foi passar para o mundo digital. Os eventos online tornaram-se uma tendência em apenas poucos meses- tanto para eventos musicais através de livestreams e da realidade virtual, como para eventos de negócios (congressos, seminários, reuniões, entre outros), utilizando as diversas plataformas digitais.
A utilização das novas tecnologias foi a salvação de muitos negócios, e contamos com um futuro com um contínuo crescimento na utilização e integração de novas tecnologias.
E como será o futuro dos eventos?
Mesmo com o regresso dos eventos presenciais, dificilmente os eventos serão como nós os conhecíamos, pois, o contacto físico continuará a ser limitado com imposições de distanciamento e limitações de pessoas num espaço, e com a higiene e segurança sendo a prioridade número um.
Para além disso, muitos consumidores podem-se habituar aos eventos virtuais e às suas grandes vantagens, tais como não ter de viajar e por isso serem mais facilmente acessíveis a todos, os custos reduzidos e a comodidade de poder assistir ao evento estejam onde estiverem, entre outros.
Então qual é a solução para atender a todas as necessidades?
Eventos Híbridos
Os eventos híbridos são o melhor dos dois mundos, pois as sessões do evento ocorrem ao vivo e online em simultâneo. O objetivo destes eventos não é substituir as mais valias de ter um evento presencial, mas sim como um complemento, adicionando valor e comodidade para que todos. Para que um evento híbrido tenha sucesso, é necessário haver coerência no que toca à experiência da marca entre o presencial e o online.
Quais são as vantagens dos eventos híbridos?
- Os eventos híbridos criam uma experiência personalizada;
- É possível atrair um público muito mais amplo e assim, aumentar o alcance do evento;
- Existe uma forte dinâmica na comunicação dos participantes com a marca, através das redes sociais e dos diferentes meios de comunicação;
- Permite acesso ao conteúdo após o evento;
- Mais oportunidades para patrocinadores;
- São mais sustentáveis.
- Uma parte dos recursos são partilhados o que faz com que o ROI seja muito mais elevado.
Não se pode dizer que os eventos virtuais são uma realidade totalmente nova e desconhecida, contudo, foram impulsionados nos últimos tempos devido às condições que a pandemia nos trouxe- e vieram para ficar! Pode-se verificar que os meios digitais são cada vez mais um complemento para os eventos presenciais tradicionais e o futuro dos eventos aponta para os eventos híbridos como uma solução perfeita. Não devemos evitar a transição para o digital, o importante é saber abraçar e aproveitar esta oportunidade de mudança e evolução.