Felicidade, produtividade e eventos: o trio perfeito

A relação entre felicidade e produtividade no trabalho é irrefutável. Alguns estudos apontam para um aumento de 31% na produtividade quando se trata de um colaborador feliz.

Ora, há, obviamente, várias estratégias para promover a felicidade dos nossos colaboradores. Hoje, vamos explorar uma das mais eficazes: a organização de eventos.

Para tal, iremos esmiuçar os eventos internos e os eventos externos.

Eventos Internos

As vantagens dos eventos internos

As estratégias de endomarketing (ou marketing interno, ou seja, um marketing voltado para ações internas que visa melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores) têm sido cada vez mais utilizadas por empresas e organizações no sentido de estreitar e reforçar os laços entre colegas e hierarquias.
As razões são múltiplas. Destacamos aqui algumas:

Exemplos de eventos internos

Existem várias tipologias de eventos internos, dos mais formais aos mais conviviais.

Uma apresentação de resultados ou a definição dos objetivos da empresa pode muito bem ser um forte argumento para a realização de um evento interno, associada a técnicas de apresentação, brainstorming ou creative thinking.

A implementação de uma ação de formação, de um workshop ou de uma palestra é também um exemplo de evento interno a ter em consideração.

As temáticas ligadas ao desenvolvimento pessoal são sempre uma boa opção.

Obviamente, todo o tipo de confraternização é bem-vindo: do jantar de Natal, passando pelo aniversário da empresa e culminando na entrega de um prémio, estes eventos são de extrema valia para o reforço de laços e do espírito de corpo.

Dentro destes, podemos também incluir os tão em voga Team Buildings com dinâmicas de grupo que fomentam a entreajuda. A possibilidade de associar atividades de movimento como desportos de equipa, ginástica laboral, sessões de ioga ou meditação são excelentes catalisadores do bem-estar físico e mental.

Eventos Externos

Os eventos externos são diferentes dos internos na medida em que o foco já não é o endomarketing, mas, pelo contrário, ações que concorram para angariar prospetos e/ou colaboradores.

Também favorecem o reforço dos laços entre os colaboradores, muitas vezes, encorajando uma competição saudável pelo alcance de melhores resultados.

Ao preparar-se para um evento externo, o colaborador não apenas veste a camisola (em sentido figurado e, muitas vezes, literal também), como também representa a empresa, a sua missão e os seus valores. Tal reforça o seu sentimento de pertença e o seu sentido de responsabilidade para com a sua empresa ou marca.

Conclusões

Terminando como começámos, se é certa a proporção entre o nível de felicidade de um colaborador e a sua produtividade, também é indesmentível que a participação dos colaboradores em eventos, internos ou externos, está diretamente relacionada com esse nível de felicidade.

Dada a importância de que se reveste esta questão e, até, a especificidade de alguns eventos, consideramos importante o recurso a empresas especializadas. Empresas que, com a sua experiência e visão externa, possam dar o melhor contributo e apresentar a melhor solução.

Na Supreme Stage, conhecemos bem as mais-valias dos diferentes tipos de eventos empresariais e queremos ajudá-lo/a a fazer a melhor opção para garantir que os seus colaboradores continuam felizes e produtivos! Vamos marcar uma reunião? Teremos todo o gosto em ajudá-lo nessa senda.

Os nossos contactos são:

customer.service@supremestage.com | 96 300 34 36