A relação entre felicidade e produtividade no trabalho é irrefutável. Alguns estudos apontam para um aumento de 31% na produtividade quando se trata de um colaborador feliz.
Ora, há, obviamente, várias estratégias para promover a felicidade dos nossos colaboradores. Hoje, vamos explorar uma das mais eficazes: a organização de eventos.
Para tal, iremos esmiuçar os eventos internos e os eventos externos.Eventos Internos
As vantagens dos eventos internos
- A organização de eventos internos promove o espírito de equipa, a união/a coesão entre colegas e a motivação individual e do grupo.
- Ajuda a aliviar a pressão do dia-a-dia profissional;
- Desenvolve as soft skills, designadamente, as competências de comunicação;
- Demonstra o interesse das chefias relativamente aos colaboradores, em jeito de agradecimento pelos esforços desenvolvidos.
Exemplos de eventos internos
Existem várias tipologias de eventos internos, dos mais formais aos mais conviviais.
Uma apresentação de resultados ou a definição dos objetivos da empresa pode muito bem ser um forte argumento para a realização de um evento interno, associada a técnicas de apresentação, brainstorming ou creative thinking.
A implementação de uma ação de formação, de um workshop ou de uma palestra é também um exemplo de evento interno a ter em consideração.
As temáticas ligadas ao desenvolvimento pessoal são sempre uma boa opção.Obviamente, todo o tipo de confraternização é bem-vindo: do jantar de Natal, passando pelo aniversário da empresa e culminando na entrega de um prémio, estes eventos são de extrema valia para o reforço de laços e do espírito de corpo.
Dentro destes, podemos também incluir os tão em voga Team Buildings com dinâmicas de grupo que fomentam a entreajuda. A possibilidade de associar atividades de movimento como desportos de equipa, ginástica laboral, sessões de ioga ou meditação são excelentes catalisadores do bem-estar físico e mental.Eventos Externos
Os eventos externos são diferentes dos internos na medida em que o foco já não é o endomarketing, mas, pelo contrário, ações que concorram para angariar prospetos e/ou colaboradores.
Também favorecem o reforço dos laços entre os colaboradores, muitas vezes, encorajando uma competição saudável pelo alcance de melhores resultados.
Ao preparar-se para um evento externo, o colaborador não apenas veste a camisola (em sentido figurado e, muitas vezes, literal também), como também representa a empresa, a sua missão e os seus valores. Tal reforça o seu sentimento de pertença e o seu sentido de responsabilidade para com a sua empresa ou marca.Conclusões
Terminando como começámos, se é certa a proporção entre o nível de felicidade de um colaborador e a sua produtividade, também é indesmentível que a participação dos colaboradores em eventos, internos ou externos, está diretamente relacionada com esse nível de felicidade.
Dada a importância de que se reveste esta questão e, até, a especificidade de alguns eventos, consideramos importante o recurso a empresas especializadas. Empresas que, com a sua experiência e visão externa, possam dar o melhor contributo e apresentar a melhor solução.
Na Supreme Stage, conhecemos bem as mais-valias dos diferentes tipos de eventos empresariais e queremos ajudá-lo/a a fazer a melhor opção para garantir que os seus colaboradores continuam felizes e produtivos! Vamos marcar uma reunião? Teremos todo o gosto em ajudá-lo nessa senda.
Os nossos contactos são:customer.service@supremestage.com | 96 300 34 36