Por vezes não vamos a uma feira para comprar, mas para vender!! Dada a sua natureza comercial as feiras são locais ideais para encontrar uma elevada concentração de perfis específicos de clientes que podem estar interessados no nosso produto. Mas não basta chegar e distribuir panfletos, é preciso ter uma estratégia bem definida e preparar o contacto com os potenciais clientes de forma proactiva, eficaz e persuasiva. Para isso, aqui vão 7 conselhos de como preparar uma visita a uma feira para vender o seu produto:
- De entre a lista de expositores, selecione as empresas que lhe interessam. Pesquise sobre essas empresas e sobre os diretores que poderão ser os decisores na sua área de negócio. Saiba quais são os seus objetivos, desafios, produtos e serviços, e como o seu produto os pode ajudar.
- Aproveite as oportunidades de networking que a feira oferece, como palestras, workshops, stands e eventos paralelos. Apresente-se de forma cordial e profissional, e mostre o seu interesse pelo trabalho dos profissionais daquela área de negócio.
- Prepare um pitch muito curto e claro sobre o seu produto e como este vai ajudar a resolver os problemas da empresa (problemas identificados no ponto 1). Foque o seu discurso nos benefícios e soluções que pode oferecer às pessoas com quem está a falar e não apenas nas características do seu produto.
- Estabeleça credibilidade ao mencionar casos de sucesso, clientes satisfeitos, prémios ou reconhecimentos que o seu produto tenha recebido.
- Não demora muito, sugira um próximo passo fácil e conveniente, como trocar cartões, enviar um e-mail, marcar uma reunião ou uma demonstração do seu produto.
- Mantenha o contato após a feira, enviando mensagens personalizadas e relevantes, que reforcem o valor da sua proposta e gerem curiosidade pelos seus conteúdos.
- Faça um acompanhamento eficaz das leads geradas na feira, monitorizando o seu nível de interesse, qualificando-os e dando-lhes o máximo de valor acrescentado que conseguir mesmo até antes da conversão em cliente.
Força, e disciplina este processo pode demorar meses ou anos.