A importância do stand e principais características do mesmo
Se é certo que a presença em feiras internacionais é importante, a presença com um stand que chame a atenção é determinante. Aliás, essa é a principal função de um stand: chamar a atenção.
Quando bem concebido, o stand não só atrai potenciais clientes, como é uma verdadeira ferramenta de Marketing: graças a um design apurado, é criada uma “primeira boa impressão” e uma montra ímpar para realçar produtos ou serviços. O stand é, sem qualquer dúvida, um meio de demarcação da concorrência.
De um modo geral, os visitantes e prospetos olham mais para um stand que seja atrativo, original, confortável e fluído, e com uma recolha de informações intuitiva (quer através de um atendimento profissional e atento ou de meios audiovisuais).Tipos de stands
- O stand-padrão
- É o mais linear e simples possível. Tem um tamanho ou um formato-padrão, e é uma construção modular, de paredes feitas de painéis e perfis de alumínio. As possibilidades de personalização são limitadas. Destina-se a expositores com um orçamento mais baixo e que pretendam que os visitantes se foquem mais no produto, não se dispersando com os atrativos do stand.
- O stand construído
- É totalmente personalizável, tendo um grande potencial de diferenciação. É, muitas vezes, construído com materiais nobres e dispõe de elementos extras (bancada, montras, balcões, etc.). Os acabamentos são de qualidade superior. A criação de ambientes temáticos é possível. É também possível elaborar um roteiro de visita com diversas secções. Destina-se a áreas e orçamentos maiores, e a expositores focados no conforto do visitante.
- O stand misto
- Combina as características dos 2 stands anteriores; pode ter módulos-padrão combinados com elementos personalizados e diferenciados.
- O stand cenográfico
- Como o próprio nome indica, baseia-se em cenários onde a imaginação é a palavra-chave. Vale tudo: de todo o tipo de materiais e revestimentos, até à caracterização da equipa de hospedeiras e vendas. O foco do expositor é a experiência do visitante.
Últimas tendências em stands
Também na construção de stands, os profissionais dão asas à sua originalidade e criatividade. Nos últimos tempos, as feiras e salões de exposição têm assistido à implantação de novas estruturas.
Uma delas é o stand com mezanino, isto é, uma estrutura diferenciada, com espaço aberto ou semiaberto para showroom, projeção de vídeos, entre outros. Aqui, o foco é a comunicação visual.
Temos também o stand-contentor. Montado dentro de um módulo revestido, este stand é a opção com melhor rácio custo-benefício. Contudo, destina-se sobretudo a espaços ao ar livre.Conclusões
Escolher um tipo de stand é uma tarefa que vai muito além dos imperativos estéticos ou de imposição visual.
De acordo com as características da feira ou salão, dos visitantes, e consoante os objetivos traçados pela empresa expositora, o stand é o elemento fulcral que permitirá atingir um dado posicionamento estratégico.
Por isso mesmo, entendemos que a conceção e construção de um stand não deve ser deixada nas mãos de amadores e curiosos, por melhor boa-vontade que estes tenham.
Por tudo o que fica aqui exposto, parece-nos importante contar com a experiência de uma empresa que já esteve presente em diversas feiras, já projetou e concebeu todo o tipo de stands e já contornou os desafios mais complexos.
Essa empresa é a Supreme Stage e, numa reunião, gostaríamos de ter a oportunidade de lhe mostrar de viva voz o nosso trabalho.
Vamos conversar?- Marque já uma reunião através:
- customer.service@supremestage.com
- 96 300 34 36 / 232 421 291